Dívidas ocultas: Advogado da família Guebuza depõe em tribunal

Dívidas ocultas: Advogado da família Guebuza depõe em tribunal

Dívidas ocultas: Advogado da família Guebuza depõe em tribunal

O advogado moçambicano Alexandre Chivale, que atua na defesa da família Guebuza, foi interrogado em tribunal nesta segunda-feira, 2, em Maputo, por não ter cumprido determinações durante o julgamento relacionado ao caso das dívidas ocultas.

Nenhum detalhe sobre a sessão foi divulgado.

As dívidas ocultas, que somam aproximadamente 2,2 bilhões de dólares, vieram à tona em 2016. Esses empréstimos foram obtidos junto aos bancos Credit Suisse e VTB (da Rússia) por meio das empresas estatais moçambicanas Proindicus, Ematum e MAM, supostamente para financiar projetos de vigilância marítima e pesca comercial. No entanto, o valor foi desviado em um esquema que envolveu altos funcionários do governo moçambicano, além de executivos bancários e da construtora naval Prinvivest.

No caso das "Dívidas Ocultas", Chivale inicialmente representou Ndambi Guebuza, filho do ex-presidente Armando Guebuza, mas foi afastado em 2021 sob a justificativa de evitar um conflito de interesses, devido à sua suposta ligação com os serviços secretos moçambicanos.

Além de defender Ndambi Guebuza, Alexandre Chivale também representava António Carlos do Rosário, ex-diretor de Inteligência Económica nos serviços secretos.

Posteriormente, o Ministério Público instaurou um processo separado contra Chivale, acusando-o de possíveis envolvimentos em lavagem de dinheiro, devido à sua atuação como gestor de empresas que teriam se beneficiado de recursos provenientes do esquema das dívidas ocultas.

Em janeiro de 2022, o juiz Efigénio Baptista, atendendo a um pedido do Ministério Público, expediu um mandado de captura contra Alexandre Chivale, após ele não comparecer a uma sessão do julgamento na qual deveria prestar depoimento.

Apesar dessa situação, Chivale continuou a expressar suas opiniões sobre o caso e a política moçambicana na mídia.

Créditos: VOA

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Número total de visualizações de páginas

Translate