Rede Social X Pode Ser Suspensa no Brasil Após Decisão de Alexandre de Moraes


Rede Social X Pode Ser Suspensa no Brasil Após Decisão de Alexandre de Moraes

A plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, pode ser retirada do ar no Brasil após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida na sexta-feira (30/08).

Na quarta-feira (28/08), Moraes havia dado um prazo de 24 horas para que Elon Musk, proprietário do X desde outubro de 2022, designasse um representante legal no Brasil. Caso essa exigência não fosse atendida, a plataforma seria suspensa no país.

O Brasil ocupa a sexta posição entre os maiores mercados do X, com 21,5 milhões de usuários, conforme dados da plataforma global de estatísticas Statista. Apenas os Estados Unidos, Japão, Índia, Indonésia e Reino Unido possuem mais usuários.

A decisão do ministro veio após Musk encerrar as operações do escritório do X no Brasil em 17 de agosto, dispensando os funcionários, incluindo os representantes legais da empresa.

Na ocasião, Musk alegou que fechou a sede brasileira em resposta às "exigências de censura" por parte do ministro do STF.

Apesar disso, a plataforma continuou disponível para os usuários no Brasil.

Em comunicado, o X afirmou que Moraes teria ameaçado o representante legal da empresa com prisão, caso as ordens judiciais não fossem seguidas, classificando tais ordens como "censura".

Em resposta a um episódio anterior que resultou no bloqueio de contas da Starlink, outra empresa de Musk, o empresário afirmou que Moraes "é um criminoso declarado do pior tipo, disfarçado de juiz." Quando questionado pela BBC News Brasil, o STF afirmou "não ter informações" sobre o caso da Starlink.

Créditos: BBCBRASIL

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Número total de visualizações de páginas

Translate