Insurgentes aumentam o emprego de explosivos improvisados nas vias de Cabo Delgado

Insurgentes aumentam o emprego de explosivos improvisados nas vias de Cabo Delgado


Insurgentes aumentam o emprego de explosivos improvisados nas vias de Cabo Delgado

Insurgentes ligados ao Estado Islâmico têm intensificado o uso de explosivos caseiros para emboscar e destruir veículos no distrito de Muidumbe, na província de Cabo Delgado, Moçambique.

Embora a preocupação esteja crescendo entre os moradores, especialistas políticos consideram baixo o risco de esses ataques se expandirem para áreas urbanas, como a capital Pemba.

Nos últimos quinze dias, o grupo armado tem instalado explosivos improvisados na estrada principal que conecta Mocímboa da Praia a Pemba. Esses ataques danificaram duas viaturas, incluindo uma militar, no posto administrativo de Chitunda, localizado no distrito de Muidumbe.

O ataque mais recente ocorreu na quinta-feira, dia 22, quando os insurgentes aproveitaram um buraco no asfalto para colocar uma bomba caseira, ativada por uma corda. A explosão danificou gravemente um caminhão de carga que passava pela via.

Em uma incursão anterior, no dia 9 de agosto, os insurgentes emboscaram uma viatura da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) da Polícia usando a mesma tática. O ataque resultou na morte de um agente da UIR e deixou um comandante ferido, além de destruir o veículo.

O aumento do uso de explosivos improvisados nas estradas moçambicanas tem causado preocupação, mas especialistas avaliam que, por ora, não há uma ameaça imediata de que esses ataques se expandam para regiões urbanas.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Número total de visualizações de páginas

Translate